Título: Bush surpreso com Felt
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 02/06/2005, Internacional, p. A8

WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, George Bush, afirmou ontem estar ''surpreso'' com a revelação da identidade do ''Garganta Profunda'', o número dois do FBI em 1974, quando transmitiu a informação que custou a presidência a Richard Nixon, em 1974.

- Estou ansioso por ler mais informações sobre a relação que Mark Felt manteve com a imprensa - disse.

O atual líder americano não pôde evitar a nostalgia:

- Para nós, que ingressamos na universidade no final dos anos 60, o escândalo Watergate era um fato de grande relevância. Nos perguntávamos quem poderia estar por trás do caso e o mistério se resolveu ontem.

A cobertura que a imprensa americana dedicou ao assunto ontem está à altura do que se esperava da resolução de um dos grandes segredos da história dos Estados Unidos. Alguns jornalistas não esconderam a decepção, pois especulavam nomes do alto escalão, mais próximos a Nixon.

''Ainda que os estudiosos do escândalo que derrubou o governo Nixon sempre consideraram Felt um candidato principal, era mais divertido - ainda que bastante menos realista - imaginar que a misteriosa figura (...) era uma pessoa mais famosa como Alexander Haig ou Henry Kissinger'', publicou o jornal New York Times.