Título: Berlusconi critica burocracia
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 03/06/2005, Internacional, p. A8

ROMA - A União Européia deve repensar o seu funcionamento, ser menos burocrática e fortalecer sua economia depois do ''não'' da França e da Holanda à Constituição do bloco em referendos nesta semana, defendeu ontem o primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi.

O premier rejeitou o pedido de um partido direitista da sua coalizão para que a Itália também submeta o assunto a plebiscito. O Parlamento italiano já ratificou o Tratado em abril, mas atacou a burocracia da UE, que considera excessiva.

- Há no bloco leis demais, regulamentos demais - disse Berlusconi, segundo o qual a cúpula européia de 16 e 17 de junho deve servir para que ''se repensem certos aspectos organizacionais da UE''. - Precisamos relançar a economia da Europa, porque não é por acaso que todo o mundo está vendo um crescimento significativo, enquanto a Europa está estagnada. A economia está sofrendo por causa do euro excessivamente valorizado, do excesso de regras e da competição asiática, que a Europa não consegue combater.

A Itália entrou em recessão este ano e Berlusconi, que enfrenta eleições gerais em 2006, costuma atribuir as dificuldades econômicas à supervalorização da moeda do bloco e às restrições orçamentárias da UE.