Título: Grito da Terra chega a Bra
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 02/06/2005, país, p. A5
Trabalhadores reivindicam 326 metas
BRASÍLIA - No primeiro dia de manifestações do Grito da Terra Brasil 2005, que está em sua 11ª edição, trabalhadores rurais de 20 Estados brasileiros pediram, em frente ao Congresso, o cumprimento de 326 metas que estão em um documento entregue ao presidente Lula no mês passado. Entre as principais reivindicações estão a inclusão do trabalhador rural na Previdência Social, com uma política específica para eles; o combate à violência no campo, especialmente do trabalho escravo; e a efetivação de políticas de reforma agrária, como a liberação de R$ 18 bilhões para o Programa de Agricultura Familiar na safra 2005/2006.
Segundo o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Agricultura, Manoel José dos Santos, o movimento quer do Governo a negociação das reivindicações, especialmente liberação de recursos, fiscalização de irregularidades e aplicação do projeto de educação no campo.
- Tudo passa por decisão e recurso. Nós já avançamos em alguns pontos periféricos, mas agora a questão central depende exatamente da decisão política do presidente e dos ministérios da área econômica.
De acordo com a Contag, seis mil trabalhadores rurais participaram do primeiro dia de evento, mas a PM estimou em 4.500 pessoas presentes.
Na pauta dos agricultores, que hoje se encontram com Rossetto para ouvir uma resposta às suas reivindicações, está o desbloqueio das verbas para a reforma agrária.