Título: Remessas ilegais na mira da PF
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 06/06/2005, País, p. A4

Uma equipe de dois delegados e quatro peritos da Polícia Federal está em Nova York desde a semana passada. Está analisando documentos entregues pelas autoridades americanas ligadas à área de lavagem de dinheiro. São documentos relacionados com contas bancárias de grandes doleiros brasileiros. Informalmente, a PF chama a viagem de Operação Beacon Hill 2. A primeira prendeu dezenas de doleiros no ano passado. A atual vai revelar os nomes de toda a clientela brasileira dos grandes doleiros. Até o momento, estimam os delegados envolvidos na operação, a Receita Federal já distribuiu US$ 2 bilhões em autuações de remessas ilegais para o exterior. A Beacon Hill 2 vai aumentar este valor. Tem muita gente procurando a Receita Federal antecipadamente, para quitar dívidas de remessas não declaradas, antes que a documentação chegue ao Brasil, diz um delegado da PF.

Carta de intenções Um líder aliado afirmou que a agenda positiva é como cardápio: está lá, exposta. Mas, até deixar de ser proposta para virar ação de fato, há um longo caminho a seguir.

Na cartola A oposição não quer contar, para não melar a brincadeira, mas diz que vai se apoiar numa decisão da Mesa Diretora da Câmara para tentar parar os trabalhos desta semana na CCJ, quando será definido o futuro da CPI dos Correios.

Sentimental eu sou... O líder do PTB na Câmara, José Múcio Monteiro (PE), anda assim, assim com o governo: não sabe se o Planalto não gosta do Legislativo ou se é apenas falta de paciência mesmo.

...eu sou demais Os palacianos respondem: ''Nunca os líderes tiveram tanta liberdade. É que eles estavam acostumados apenas a ouvir ordens. Têm que agir também''.

Agenda cheia O ritmo de votações na Câmara está devagar, quase parando. Mas as sessões solenes... Somente este mês, a Câmara vai realizar 14 sessões de homenagem.

Eu, hein! Tudo bem que a economia desacelerou, os juros estão altos, todo mundo critica as metas de inflação, mas esta mania de o presidente ficar falando que não vai adotar um ''plano econômico mirabolante'' está meio esquisita. Será que é falta de assunto?

Portas abertas O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) diz que não pensa em trocar de partido. Mas, por via das dúvidas, o senador Geraldo Mesquita, do P-SOL, convidou o colega na semana passada a migrar para sua legenda.

É guerra 1 Denúncia das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC): os serviços de inteligência da Colômbia estariam monitorando o padre Oliverio Medina, representante da organização no Brasil, com a suposta intenção de sequestrá-lo.

É guerra 2 Em janeiro de 2004, o comandante Simon Trinidad foi pego no Equador quando cumpria missão de contato com a ONU. Foi extraditado para os EUA. Na Venezuela, o comandante Ricardo Gonzalez também foi vítima de seqüestro. Estaria preso em Bogotá.

Alerta É tenso o clima no Maranhão, onde, no mês passado, foi assassinado o cacique João Araújo Guajajara. Outras dez lideranças da tribo e missionárias do CIMI também estão juradas de morte.

Consolo Nas duas últimas grandes operações da PF, os policiais encarregados de buscar provas contra os investigados deram de cara com vibradores. A sorte - dos acusados - é que o material não é apreendido.

Pergunta do dia O governo aceitará a proposta de aprovar a CPI, limitando-a aos Correios?

Sorriso amarelo As denúncias de um esquema de corrupção nos Correios, supostamente comandadas pelo PTB, têm provocado urticária nos petebistas. Por esses dias, o deputado Jovair Arantes (PTB-GO) circulava pelo Estado quando passou ao lado de um caminhão dos Correios. ''Olha, chefe, um caminhão da nossa empresa'', brincou o motorista. ''Rapaz, você me respeite'', ralhou o deputado.Jogo Rápido

nComeça hoje na Câmara a 3ª Assembléia Geral da Associação Internacional de Parlamentares para a Tecnologia da Informação. Mais de cem deputados e senadores de 35 países estarão em Brasília participando do evento. A etapa brasileira do encontro, que vai até quarta-feira, terá como tema ''As Tecnologias da Informação a Serviço da Inclusão Digital''. No total, 400 pessoas devem participar dos debates, em que o uso do software livre e experiências como o e-government e e-parliament estarão em discussão.

Jogo Rápido

Começa hoje na Câmara a 3ª Assembléia Geral da Associação Internacional de Parlamentares para a Tecnologia da Informação. Mais de cem deputados e senadores de 35 países estarão em Brasília participando do evento. A etapa brasileira do encontro, que vai até quarta-feira, terá como tema ¿As Tecnologias da Informação a Serviço da Inclusão Digital¿. No total, 400 pessoas devem participar dos debates, em que o uso do software livre e experiências como o e-government e e-parliament estarão em discussão.