Título: Kofi Annan critica combate à aids
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 03/06/2005, Internacional, p. A13

Os índices em 2004 foram os piores da história

NOVA YORK - O secretário-geral da ONU, Kofi Annan, afirmou ontem que o combate à aids tem sido insuficiente. Segundo ele, as metas de redução de 25% dos novos casos de infecções pelo vírus HIV em jovens - estabelecidas em 2001 - não serão cumpridas até o fim de 2005.

De acordo com Annan, os índices relacionados à doença em 2004 foram os mais altos da história. No total, registraram-se 3,1 milhões de mortes e 4,9 milhões de casos de aids. O documento também alertou que apenas 12% das pessoas que precisam de tratamento em todo o mundo o recebem. Além disso, as campanhas de prevenção atingem apenas 1 em cada 5 pessoas nos países em desenvolvimento.

O Brasil foi citado como o país que tem o programa de combate à aids mais bem-sucedido entre as nações em desenvolvimento. Camboja e Tailândia também tiveram progressos substanciais.

A situação mais grave, atualmente, é em relação ao sexo feminino. Quase metade dos soropositivos são mulheres.

O secretário-geral observou que os casos continuam aumentando apesar de os recursos destinados à doença serem cada vez maiores - passando de US$ 2 bilhões, em 2001, para US$ 8 bilhões em 2005.