Título: Manifesto de apoio a Lula
Autor: Paulo de Tarso Lyra
Fonte: Jornal do Brasil, 04/06/2005, País, p. A3

A Comissão Política do PCdoB, composta por nove deputados e dois ministros, aprovou ontem o manifesto ''Defender o governo Lula da ofensiva eleitoreira da oposição''. No documento, eles afirmam que vão atuar para impedir a instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Correios e combater a atuação dos partidos oposicionistas. - É imperativo que as forças progressistas e populares se mobilizem e combatam a ofensiva que a oposição conservadora empreende contra o governo democrático do presidente Lula. Este governo é uma das grandes conquistas das lutas do povo brasileiro - diz o manifesto.

O documento diz que a oposição, liderada pelo PFL e pelo PSDB, quer instalar a CPI para antecipar o debate sobre as eleições presidenciais.

- Suas motivações são outras. O que a oposição pretende é manipular politicamente a CPI e instaurar precipitadamente a sucessão presidencial. Desta maneira, imagina imobilizar o governo, impedindo-o de dar seqüência à sua agenda de realizações.

Em outro trecho, o documento do PCdoB afirma que a oposição, a pretexto de combater a corrupção, ''recrudesceu nas últimas semanas seus ataques ao governo'' e com o apoio de setores da imprensa ''dissemina, artificialmente, a imagem de um governo fracassado e conivente com a roubalheira''. O manifesto diz, ainda, que a ofensiva da oposição ''revela a ira do reacionarismo da elite brasileira contra o governo democrático de Lula e o grau de agressividade de que a oposição é capaz para tentar retornar ao Planalto''.