Título: Prefeito de Resende é declarado inelegível
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 04/06/2005, País, p. A5

Mais um prefeito fluminense foi declarado inelegível pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE). Após as últimas decisões contra os prefeitos de Vassouras e Paracambi, o prefeito de Resende, Silvio Costa de Carvalho (PMDB), e seu vice, Cesar Cardoso (PL), foram declarados inelegíveis por unanimidade em sessão que aconteceu na segunda-feira.

A acusação contra eles era de que a inauguração de uma farmácia popular e de obras de assistência social no período eleitoral causaram desequilíbrio entre os candidatos a prefeito.

O TRE informou que, enquanto a decisão não transitar em julgado, ou seja, esgotados os recursos a todas instâncias, eles permanecem nos cargos.

O caso se soma a outros que preocupam a população fluminense. Oito meses após as eleições, nove cidades ainda estão com sua situação política indefinida. Nos municípios de Seropédica, Paracambi, Vassouras e Arraial do Cabo, os prefeitos foram cassados pelo TRE, mas ainda cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em Casimiro de Abreu, o prefeito foi absolvido pelo TRE, mas seus opositores recorreram ao TSE.

Segundo o TRE, a situação mais delicada é a de Campos. O julgamento que envolve a governadora Rosinha Matheus e seu marido, Anthony Garotinho, ainda deve demorar. Já os casos dos municípios de Silva Jardim e Carapebus devem ter seus casos julgados em breve pelo TRE, mas caberá recurso.