Título: Crucenhos desafiam Mesa
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 04/06/2005, Internacional, p. A7

SANTA CRUZ - O Comitê Cívico-Empresarial Pró Santa Cruz (CPSCZ) ratificou ontem a convocatória de um referendo sobre autonomias regionais para 12 de agosto, desafiando o decreto do presidente boliviano Carlos Mesa, que fixou a consulta para 16 de outubro.

''O referendo documental será em 12 de agosto, junto com a eleição para prefeito. E junto com as demais províncias que assim já decidiram e que queiram nos acompanhar'', anunciou o CPSCZ.

Na reunião de diretório, a organização nomeou uma Assembléia Provisória Autonômica para organizar a consulta e acusou Mesa de optar por ''enfrentar o país''.

Os chefes das brigadas parlamentares das regiões que reivindicam autonomia na Bolívia - Santa Cruz, Tarija, Pando, Beni e Pando - lembraram, por sua vez, que a exigência de realização do referendo está legitimada pela coleta das assinaturas necessárias estipulada pela lei.

- A única coisa que o presidente fez foi marcar a data - concordou o vice-ministro da Justiça, Carlos Alarcón, antes da decisão da CPSCZ.

Diferentemente das outras províncias do Leste, as organizações cívicas e empresariais de Santa Cruz - a região mais rica da Bolívia e que, junto a Tarija, possui as principais reservas de petróleo e gás natural - lideraram em janeiro uma grande concentração popular e a ocupação de vários edifícios públicos, para pressionar o governo a tratar da questão do referendo.