Título: Greve chega a Niterói
Autor: Mariana Filgueiras
Fonte: Jornal do Brasil, 04/06/2005, Cidade, p. A13

A partir de segunda-feira a greve nos hospitais estaduais atingirá Niterói. A decisão do comando de greve do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência Social do Rio de Janeiro (Sindsprev/RJ) é paralisar o Hospital Estadual Azevedo Lima, na Zona Norte da cidade. Apenas os casos de risco de vida serão atendidos pela emergência. Desde a interdição do ambulatório do Hospital Universitário Antônio Pedro, em decorrência do desabamento do teto por falta de manutenção - o incidente deixou 17 feridos - , o Hospital Azevedo Lima tornou-se o principal receptor da região. Com a greve, além de Niterói ficarão desassistidas as cidades de São Gonçalo, Maricá e Itaboraí.

- Como o governo estadual está se colocando à parte da crise, adiando a solução, nós resolvemos parar em Niterói também - justificou um dos diretores do sindicato, Gliberto Mesquita.

Durante a elaboração de um relatório entregue ao Ministério Público estadual, a Comissão de Saúde da Alerj visitou o Hospital Azevedo Lima no último domingo. Segundo o presidente da comissão, deputado Paulo Pinheiro, apenas dois médicos atendiam na emergência.

- A greve já começou há muito tempo. Mas não foram os funcionários que entraram em greve, foi o governo - criticou Paulo.