Título: Benedito anuncia que retomou seu partido
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 04/06/2005, Brasília, p. D3

Decisão suspende posse de senador na presidência do PP

Benedito Domingos voltou ontem a ser o presidente regional do PP do DF, depois de amargar apenas 15 dias de vice-presidência compulsória, sob a presidência do senador Valmir Amaral. O ex-vice governador anunciou a decisão do Tribunal Regional Eleitoral na tarde de ontem e marcou para a manhã de hoje, em sua casa, em Taguatinga, encontro em que fará o anúncio oficial aos correligionários. - Agora temos dois anos de mandato pela frente. Vamos convidar o senador Valmir para trabalhar conosco, assim como o convidamos para o encontro de amanhã (hoje) - disse.

Benedito havia sido afastado no dia 18 de maio, quando o Valmir Amaral protocolou no TRE ato da Executiva Nacional do partido, assinado no dia 29 de abril pelo presidente Pedro Corrêa (PE), no qual Amaral substituia o ex-vice-governador Domingos.

A nominata foi protocolada às 13h11. Às 19h do mesmo dia, Benedito remeteu ao TRE a ata de convenção do PP local, datada de 8 de maio, quando sua chapa à presidências não tinha concorrentes.

-Esperamos até a hora do encerramento do expediente no TRE porque esperávamos conseguir um entendimento com o senador, mas isso não foi possível, então recorremos à Justiça - explica Benedito.

De acordo com o ex-governador, para decidir qual das duas presidências seria oficializada o TRE solicitou os documentos considerados necessários para legitimar a eleição intrapartidária. Como a ata da reunião em que Amaral se elegeu não foi apresentada no prazo estipulado, a presidência foi restituída a Benedito.

- O Valmir entrou no partido muito na cúpula e pouco na base - comentou o ex-vice-governador.

Apesar da crítica, Benedito afirmou que, se depender dele, Amaral terá preferência na disputa por cargos majoritários.

- Se ele tiver ânimo para sair a governador, ou quiser ser vice em uma chapa de composição, por mim, tudo bem - disse, a respeito das perspectivas para a disputa pelo Buriti em 2006.

A assessoria do senador informou que Valmir Amaral vai estudar a decisão do TRE e espera que o partido tome as previdências que julgar cabíveis. Também informou que Benedito quebrou acordo feito em reunião da executiva nacional do partido no último dia 31, quando se decidiu que Amaral ficaria na presidência e ele e Benedito nomeariam cada um sete membros para a executiva local, que se somariam a Wigberto Tartuce, Jofran Frejat e mais um membro indicado pela direção nacional.

Convite - Benedito Domingos mal reassumiu a presidência e já busca reforços para o partido. Em encontro fortuito com o senador Cristovão Buarque, convidou-o para as falanges do PP. Disse que seria só questão de trocar um T por um P. Cristovam apenas sorriu.