Título: Qualidade já preocupa
Autor: Danyella Proença
Fonte: Jornal do Brasil, 05/06/2005, Brasília, p. D1

Uma pesquisa realizada este ano pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que a população do Distrito Federal está mais preocupada com a questão ambiental. Foram estudadas 400 residências que consomem água do Parque Nacional de Brasília (Plano Piloto, Paranoá, Cruzeiro, Lago Sul e Lago Norte). As principais preocupações dos entrevistados foram o preço pago pelo água, os problemas ambientais e a qualidade do produto consumido. Segundo José Aroudo Mota, da Diretoria de Estudos Regionais e Urbanos do Ipea, a pesquisa surpreendeu por mostrar que a preocupação ambiental teve um peso tão forte quanto a variável econômica.

As mulheres são as que mais pensam no meio ambiente. Aquelas de melhor nível de escolaridade e renda declaram-se dispostas a reduzir em 32% o consumo nos próximos dez anos. Já entre os homens nas mesmas condições, a intenção é de aumentar em 9% o uso da água.

Os adultos entre 41 e 50 anos também estão entre os que têm grande preocupação com a conservação dos recursos hídricos. Entre os jovens de 19 a 30 anos e os idosos, a preocupação foi considerada muito baixa, no resultado final da pesquisa. Quanto aos locais que mais consomem água no DF, o resultado não trouxe novidades: o Lago Sul continua liderando o desperdício, com 600 litros por habitante ao dia, três vezes mais do que o recomendado pela Organização Mundial de Saúde, que é de 250 litros per capita, em média. Os moradores Brazlândia e Recanto das Emas são que consomem, com apenas 104 litros por habitante.