Título: Meirelles comemora crescimento
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 07/06/2005, Economia & Negócios, p. A20
O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, minimizou ontem os efeitos da alta dos juros sobre a economia e afirmou que o crescimento de 0,3% do Produto Interno Bruto (PIB), registrado no primeiro trimestre deste ano, deve ser visto de forma positiva. Nos últimos nove meses, a Selic foi elevada de 16% para 19,75% ao ano. - No primeiro trimestre de 2005, o PIB manteve crescimento positivo pelo oitavo trimestre consecutivo, o que não ocorria desde 1995 - disse.
Durante palestra sobre a economia de Goiás, ele afirmou que a economia está crescendo ''a um ritmo mais condizente com o crescimento da capacidade produtiva da economia''. A expansão do primeiro trimestre do ano foi a menor desde o segundo trimestre de 2003.
Embora descarte o efeito dos juros, Meirelles afirma que a redução das taxas impulsionou a expansão do PIB no ano passado, de 4,9%.
Meirelles deu sinais de que o BC não deve atuar de forma muito forte para tentar conter a valorização do real. Ao comentar a desvalorização do dólar no mercado internacional, ele afirmou que, ''dados os fluxos de capitais observados atualmente, não há muitas possibilidades para os governos influenciarem as taxas de câmbio''.