Título: Ricardo Guedes: Acabou o céu de brigadeiro
Autor: Paulo Celso Pereira e Israel Tabak
Fonte: Jornal do Brasil, 08/06/2005, País, p. A7

O presidente do instituto de pesquisa Sensus, Ricardo Guedes, assegura que pela primeira vez a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva não é dada como certa. Isso teria sido demonstrado pelas avaliações negativas das últimas pesquisa de opinião.

- Pela primeira vez desde a posse, os indicadores mostraram uma situação negativa para o governo. Isso porque são negativas as avaliações da áreas econômica, política e dos indicadores sociais - explica.

Apesar do impasse criado pelas denúncias do deputado Roberto Jefferson, Guedes acredita que Lula continua sendo o favorito na corrida eleitoral. No entanto, seria a hora de Lula mostrar-se radicalmente contra a corrupção:

- Todos os cenários até hoje, não vinham impregnados da questão da moralidade pública. Agora, é diferente. Se Lula não for conivente, pedindo a CPI e demitindo as pessoas envolvidas, pode se manter na posição de favorito. No entanto, a idéia que está transposta hoje é de uma corrupção dentro do governo e do partido do presidente. Para a opinião pública, isso é muito sério.

Para 2006, caberia a Lula limpar sua imagem, mesmo que isso implique num arco menor de apoios. isso porque, segundo Guedes, a força eleitoral do presidente vem da pessoa e do projeto, não de alianças.

- Lula está hoje com menos votos do que no seu primeiro turno de 2002. Existe um vácuo para crescimento de candidatos e os do PSDB e o Cesar Maia são os que melhor poderiam experimentá-lo. Dos governadores, o Aécio Neves é o que tem maior potencial, pois é o que mais extrapola seu estado. Se o Lula pode ser ameaçado, a figura de bom administrador seria fundamental.