Título: Fábio Wanderley Reis: Entre a ética e as alianças
Autor: Paulo Celso Pereira e Israel Tabak
Fonte: Jornal do Brasil, 08/06/2005, País, p. A7

Desde as denúncias do presidente do PTB, Roberto Jefferson, o governo se divide em duas operações cruciais: limpar a imagem do Planalto e salvar a reeleição de Lula em 2006. Para o cientista político Fábio Wanderley Reis, no entanto, a operação é muito difícil.

- O governo está numa sinuca porque tem de resgatar o capital ético, que está comprometido com todas essas denúncias, e, por outro lado, tem de construir um capital politico realista, de fazer alianças com partidos que representam o atraso.

Para Wanderley, a reeleição, que antes era dada como certa, se tornou neste cenário, quase inviável.

- As denúncias são muito graves, afetam o presidente e não houve desmentido, pelo contrário, houve confirmação. Isso já justifica a CPI e coloca no ar a possibilidade até de um processo de impeachment - afirmou.

As pesquisas divulgadas nos últimos dias, antes dos ataques de Jefferson, já mostravam que alguns candidatos do PSDB poderiam levar o pleito de 2006 para o segundo turno. Para Wanderley, agora, o governo não teria mais alternativas.

- Depois de ter chegado aonde chegou não vejo que ato o governo poderia adotar que neutralizasse esse processo negativo. Não tem mais saída, o leite está derramado - analisou.