Título: Geraldo Tadeu: PMDB é o caminho para Lula
Autor: Paulo Celso Pereira e Israel Tabak
Fonte: Jornal do Brasil, 08/06/2005, País, p. A7

Depois do baque representado pelas denúncias de Roberto Jefferson, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem agora um novo problema para sua reeleição, antes dada como certa. Para o diretor do Instituto Brasileiro de Pesquisa Social, Geraldo Tadeu, Lula precisa conseguir o apoio do PMDB.

- O Lula depende do PMDB, porque só com PSB e com o PL, a chapa não teria força. Mas o PMDB é um partido dividido e vai representar um custo altíssimo de cargos e verbas. Além disso, existe na legenda um movimento pela candidatura própria.

Para o cientista político, uma reforma ministerial seria o primeiro passo para o presidente ganhar fôlego.

- Seria uma boa oportunidade para o Lula se livrar de pessoas que estão sendo investigadas como o ministro da Previdência, Romero Jucá, e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. Lula precisa mostrar à nação que vai fazer uma investigação ampla e irrestrita.

Segundo Tadeu, o maior erro foi não ter construído um governo de coalizão.

- O PT abocanhou 65% doas cargos federais e 19 dos 35 ministérios. Não dividiu as responsabilidades e por isso teve de buscar apoio com partidos que politicamente não tinham nada a ver com ele. O caminho é voltar a seus compromissos históricos, entendendo que a governabilidade não é um fim em si mesma.