Título: EUA acusam Venezuela
Autor: Olivia Hirsch e Sheila Machado
Fonte: Jornal do Brasil, 08/06/2005, Internacional, p. A8

FORT LAUDERDALE, EUA - O secretário de Estado Adjunto para a América Latina dos Estados Unidos, Roger Noriega, afirmou ontem, durante a 35º Assembléia Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), que há muito tempo ''é óbvio'' que o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, está envolvido na crise da Bolívia, o que classificou como ''realmente preocupante''.

Em resposta, o chanceler venezuelano, Alí Rodríguez, negou qualquer participação nos acontecimentos que levaram o presidente Carlos Mesa à renúncia.

- Noriega continua tentando botar lenha na fogueira. Esse tipo de comentário dificulta qualquer possibilidade de manter uma boa relação com os EUA - disse Rodríguez, segundo o qual Caracas ''respeita escrupulosamente'' a soberania da Bolívia.

Mais tarde, Noriega suavizou a declaração, afirmando não ter provas da ''intromissão venezuelana''.

- Vocês que têm que descobrir - disse a jornalistas.

Rodríguez negou ainda que a Venezuela apóie economicamente o líder cocaleiro Evo Morales, presidente do Movimento Ao Socialismo (MAS).

- É um absurdo culpar Chávez. As poucas reuniões de representantes do governo venezuelano com cidadãos bolivianos foram sempre por solicitação destes últimos - salientou.

De qualquer maneira, os EUA parecem não ter esperança de uma saída não-violenta para a crise. O Departamento de Estado autorizou a saída de diplomatas e do pessoal dispensável à sua embaixada em La Paz. Também foi emitido um alerta para que os americanos evitem viajar à Bolívia.