Título: CVM anuncia mudanças na Bolsa
Autor: Sabrina Lorenzi
Fonte: Jornal do Brasil, 08/06/2005, Economia & Negócios, p. A19

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) lançará em breve novas regras para as bolsas de valores e de mercadorias. A mudança, que cabia até então ao Conselho Monetário Nacional (CMN), envolve a atualização das normas da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) e a criação de uma regulamentação para a Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F). As mudanças elaboradas pela autarquia serão expostas em audiência pública em ''poucos meses'', segundo o presidente da CVM, Marcelo Trindade. - É a hora estratégica de pensar em bolsas. A instrução certamente sairá bem antes do final do ano - revelou Trindade, sem detalhar as mudanças.

Entre os objetivos da mudança citados, está o estímulo à concorrência do mercado de capitais.

Esta meta seria uma das cinco estabelecidas pela CVM em seu plano estratégico, o primeiro da autarquia, a serem cumpridas até 2007, quando vence o mandato do presidente Marcelo Trindade. A comissão centrará esforços também na redução de custos dos investidores com registros; na fiscalização; na educação dos investidores e no fortalecimento da própria autarquia.

Entre as iniciativas para fomentar a concorrência, a autarquia vai divulgar o número de queixas contra fundos de investimentos e empresas. O investidor interessado em conhecer o fundo ou empresa em que pretende aplicar poderá saber se há acusações contra os ativos.

- A CVM funcionará como filtro neste caso. Não exporemos qualquer acusação que possa parecer suspeita - explica Trindade.

Na fiscalização, um novo sistema eletrônico de registros e acompanhamento de companhias abertas será lançado ainda neste ano. O programa contém mecanismos de triagem e de cruzamento de dados que produzirão relatórios de alerta para a autarquia com muito mais agilidade do que é levantado hoje. Também será adotada uma versão mais moderna de acompanhamento do mercado de ações e de mercadorias, que acusarão operações suspeitas.