Título: Governo amplia acesso do Rede Rio
Autor: Fernando Exman
Fonte: Jornal do Brasil, 08/06/2005, Economia & Negócios, p. A23
O governo do Rio de Janeiro pretende, até o fim de 2006, levar a Rede Rio até todas as comunidades carentes do estado. A Rede Rio é uma rede gratuita de acesso à internet de banda larga patrocinada pelo governo fluminense. Para o assessor do governo de Rosinha Garotinho e ex-coordenador da Rede Rio, Emmanuel Passos, outra meta do projeto é adotar em 2006 tecnologia que permitirá passar quatro canais no mesmo cabo de fibra ótica da rede. Criada em 1992, ela integra computadores de universidades, centros de pesquisas e projetos de inclusão digital, mas garante o acesso à internet de alta velocidade a somente quatro comunidades carentes. Dos R$ 57 milhões que serão investidos na Rede Rio, o governo já destinou R$ 15 milhões ao projeto.
Passos é também o coordenador do evento que ocorre paralelamente à reunião preparatória da Cúpula Mundial da Sociedade da Informação, que acontece nesta semana no Hotel Glória, no Rio de Janeiro. No evento, serão apresentados projetos de inclusão digital realizados no Rio e em outros países da América Latina e Caribe. Os participantes discutirão também o problema da gestão dos recursos recolhidos pelo governo federal que deveriam ser aplicados em informática.
Os participantes da reunião preparatória da Cúpula Mundial da Sociedade da Informação, que reunirá representantes de países da América Latina e Caribe, aproveitarão o encontro para discutir os problemas locais relacionados à propriedade intelectual, desenvolvimento de softwares em código aberto e inclusão digital. Ele comentou ainda que a ausência dos Estados Unidos na reunião será positiva, pois assim os participantes poderão discutir com maior liberdade a administração da internet, hoje realizada nos EUA.
No encontro, Passos lançará um livro sobre o panorama da Sociedade da Informação no Rio nos últimos três anos e, como ela, se insere no cenário global. Com distribuição gratuita, a publicação detalha os projetos de inclusão digital localizados no Rio de Janeiro.