Título: O maior drama do Rei do Futebol
Autor: Márcio Mará
Fonte: Jornal do Brasil, 08/06/2005, Esportes, p. A25

SÃO PAULO - Emocionado após o encontro com Edinho na sede do Departamento de Investigações Sobre Narcóticos (Denarc), Pelé chorou e lamentou não ter conseguido afastar o filho das drogas. Preso na última segunda-feira por suspeita de envolvimento com o tráfico, Edinho alegou ontem ser apenas usuário de maconha, crime para o qual a lei prevê penas brandas, como a prestação de serviços comunitários. Edinho afirmou que passou a usar drogas por depressão depois do fim da carreira de goleiro, em 1999. Apesar da alegação de Edinho, a polícia garante ter gravações de conversas telefônicas entre o ex-goleiro e Ronaldo Duarte de Freitas, o Naldinho, acusado de ser um dos chefes do tráfico em Santos. Segundo nota do Denarc, Edinho e Naldinho conversavam sobre formas de investimento do dinheiro do ex-goleiro, que atualmente é empresário de jogadores. Naldinho é filho de Petico, ex-jogador do Santos e amigo de Pelé.

Edinho teria também ligações com Ademir Carlos de Oliveira, o Pezão, com quem conversou por telefone sobre guerra de quadrilhas locais.

Há suspeita de que Naldinho e Pezão estejam envolvidos com o crime organizado do Rio de Janeiro. A princípio, Edinho será indiciado por associação ao tráfico. A pena varia de três a 10 anos de prisão. O filho de Pelé não tem direito a cela especial: formou-se em economia no exterior, mas seu diploma não é reconhecido no Brasil.

- Quem conhece o Edinho dificilmente podia saber que ia acontecer isso. De repente fiquei muito tempo fora, trabalhei demais, e não percebi. É difícil ver seu filho envolvido em grupos assim. É lamentável porque é uma luta que eu tinha intensa contra as drogas e não deu para perceber isso dentro de casa - disse Pelé, lembrando que fez campanhas pelo Brasil para afastar crianças do vício.

- Chegava para o menino e falava: ''Olha, você já ouviu falar em droga?'''' O garoto falava sim. ''Você sabe alguma pessoa que era ruim ou medíocre em qualquer trabalho e ficou boa ou excelente por causa da droga?'' Ele fica esperando. Nenhum deles responde. Aí, pergunto: ''Você se lembra de algum grande artista ou esportista que usando droga se destruiu?'' Aí temos vários casos, Bob Marley, Elis Regina, Maradona. E eu falo: ''Para que a droga?'' - completou o ex-jogador.

Curiosamente, Pelé citou Maradona como um mau exemplo justamente um dia depois de o craque argentino prestar solidariedade ao Rei do Futebol. Em visita segunda-feira ao hotel onde a Seleção está hospedada em Buenos Aires, Maradona lembrou o próprio calvário ao lamentar o caso.

- Não sou nada para fazer comentários sobre esse assunto. Como pai, desejo o melhor para minhas filhas e desejo o melhor para o filho de Pelé. Sei bem o que e isso, vivi bem esse drama com drogas - afirmou o ex-jogador.

Maradona, que vem tentando reconciliar-se com Pelé - chegou a convidá-lo para seu programa de TV - na verdade acabou sendo uma espécie de porta-voz do povo argentino. A prisão do filho do Rei do Futebol tem sido muito comentada em Buenos Aires. Ao verem um brasileiro, os argentinos logo lamentam o fato e dizem torcer por um final feliz.

Em nota oficial, Edinho afirmou que mantinha conversas com Naldinho e Pezão com o intuito de ''alimentar o vício''. O filho de Pelé passou ontem sua segunda noite no Denarc.