Título: MP recolhe documentos
Autor: Hugo Marques
Fonte: Jornal do Brasil, 10/06/2005, País, p. A5

O Ministério Público Federal recolheu, no edifício-sede dos Correios, em Brasília, a agenda profissional e as anotações telefônicas do ex-presidente dos Correios João Henrique de Almeida Sousa, substituído do cargo nesta semana por determinação do Palácio do Planalto.

O novo presidente dos Correios, o servidor de carreira Janio Cezar Luiz Pohren, 44, que há três anos é chefe-de-gabinete da presidência da empresa, tomou posse ontem. Segundo a assessoria dos Correios, o evento foi ''interno'', e o discurso do ex-presidente Almeida Sousa foi ''de agradecimento aos servidores''.

Os procuradores da República, que tiveram apoio de policiais federais, ''recomendaram'' que a presidência da empresa ordene o lacre de todos os computadores e agendas dos principais diretores e chefes de departamento. Também pediram que o material seja guardado em ''local seguro, para fins de posterior perícia técnica''.

Os procuradores desencadearam a operação anteontem porque temiam que poderia se repetir o que ocorreu com a agenda do ex-assessor-executivo da diretoria de Administração dos Correios Fernando Godoy - referido no vídeo que flagrou o ex-chefe de departamento Maurício Marinho recebendo propina.

A agenda de Godoy desapareceu, e a PF suspeita que o servidor tenha sido o responsável. Godoy esteve duas vezes na empresa no fim de semana em que a agenda sumiu.

O novo presidente, Janio Pohren, está há 23 anos nos Correios. De acordo com a assessoria dos Correios, a indicação de Pohren foi ''técnica'', e não ''política''. Outros sete servidores de carreira deverão ocupar as diretorias dos Correios - todos os diretores também foram substituídos. Ainda não está definido quem ocupará a Diretoria de Administração, foco de acusações de fraudes em licitações.