Título: De Brasília a Goiânia em apenas 56 minutos
Autor: Helena Mader
Fonte: Jornal do Brasil, 21/10/2004, Brasília, p. D-3

O projeto de ligação ferroviária entre Brasília e Goiânia está sendo elaborado por um grupo de trabalho formado por representantes dos governos candango e goiano. Os primeiros levantamentos dão uma idéia de como será o trem de alta velocidade. A velocidade do sistema será de 250 km/h e o trajeto Brasília-Goiânia deverá ser feito em 56 minutos. Mas de acordo com o secretário de Projetos Especiais, José Geraldo Maciel, o trem fará três tipos de operações.

Na primeira delas, o Expresso Pequi vai transportar apenas passageiros e fará o trajeto Brasília-Goiânia sem escalas. O trem também percorrerá a mesma distância em uma hora e 18 minutos, fazendo escalas em Abadiânia, Alexânia e Anápolis. Nesse caso, serão transportadas também cargas leves. O terceiro plano é utilizar Expresso Pequi apenas como trem de carga, durante a madrugada.

- Haverá plataformas de armazenagem próximas às estações de passageiros, onde o trem de carga vai parar. A idéia é fazer esse tipo de transporte durante a madrugada - explica o secretário José Geraldo Maciel.

Todas essas resoluções foram estabelecidas a partir do estudo de contextualização socioeconômica e de demanda, elaborado pelo Instituto Evaldo Lodi (IEL). Os levantamentos custaram R$ 4,5 milhões e foram essenciais à definição das metas da ligação ferroviária.

- A pesquisa de campo mostrou que 15 mil carros fazem diariamente o trajeto Brasília-Goiânia. Pesquisamos também o fluxo de ônibus, aviões e de cargas nos postos fiscais. A elaboração do trajeto final vai depender desses estudos - garante o secretário.

O próximo passo do grupo de trabalho é realizar estudos de tecnologia e de viabilidade econômico-financeira. Entre as tecnologias que podem ser adotadas estão a italiana, a espanhola e a francesa. Até fevereiro, todos esses levantamentos deverão estar concluídos.