Título: Distrital defende cota para a rede pública
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 03/06/2005, Brasília, p. D8

O deputado Chico Leite (PT-DF) presidente da Comissão Especial da Juventude da Câmara Legislativa defendeu, ontem, durante sessão pública da Comissão no Ginásio da Asa Norte (Gisno), que 50% das vagas das universidades públicas do País sejam reservadas para estudantes do ensino público regular. O deputado disse ainda que para superar o déficit de vagas no nível superior para os alunos do ensino público, as universidades devem investir em cursos noturnos Segundo o Chico Leite, em um país com tantas desigualdades sociais e econômicas, esta é a única maneira de se democratizar o ensino público superior e torná-lo acessível aos alunos de camadas carentes da sociedade.

- Considerei esse encontro muito importante porque tivemos a oportunidade de debater com quem realmente tem interesse qual é a universidade que precisamos. Temos que reforçar a criação de cursos noturnos para atender este público e aumentar o número de vagas o quanto antes - disse o deputado.

Ontem, foi a segunda audiência da recém criada Comissão da Juventude. Participaram, além de alunos secundaristas da rede pública, o presidente daUnião Brasileira dos Estudantes Secundaristas(Ubes), Leandro Nunes de Souza, o representante da Secretaria Nacional da Juventude, Edson Pastori, a coordenadora do Departamento de Políticas de Educação Superior do Ministério da Educação, Adriana Miranda, e Raimundo Nonato, representando o Sindicato dos Professores do DF.

Atualmente, apenas 11% dos jovens do ensino público conseguem chegar à universidade e de cada 10 alunos que estão no ensino superior, três são oriundos do ensino público, os outros sete, invariavelmente saíram do ensino particular.

No encontro com os jovens estiveram presentes também o deputado Odilon Aires (PTB) que é vice-presidente da Comissão da Juventude e a deputada Érika Kokay (PT). Odilon pediu aos jovens que estudem muito mais fora da escola e a deputada Érika Kokay defendeu uma ampla reforma universitária.