Título: Melodia da crise
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 11/06/2005, País, p. A4
Um dia depois de mandar recados por deputados que o visitaram em seu apartamento para dizer que não tem fitas capazes de aprofundar a crise política, o presidente do PTB, deputado Roberto Jefferson, na tarde de ontem, voltou a cantar músicas cujas letras podem servir diante do momento político. A exemplo da última quarta-feira, Jefferson, que faz aula de canto, passou quase 30 minutos cantando. Mas, dessa vez, além das canções italianas, a seleção também foi composta por músicas em português e inglês.
A seqüência começou com ''Caçador de mim'', ''Eu sei que vou te amar'' e ''Fascinação''. No fim: ''My Way'' (Meu jeito) e ''Perhaps Love'' (Talvez amor). Ele também repetiu ''Cuore Ingrato'' (Coração ingrato).
A canção ''My way'', interpretada por Frank Sinatra, começa com: ''And now the end is near/ So I face the final curtain/ My friend, I'll say it clear/ I'll state my case of which I'm certain. (E agora o fim está próximo/ Encaro a desafio final/ Meu amigo, falarei claramente/ Eu irei expor meu caso, do qual tenho certeza)''.
Diz outro trecho da música: ''I did what I had to do/ And saw it through without exception (Eu fiz o que tinha de fazer/ E eu vi tudo sem exceção)''.
Já em ''Caçador de mim'', interpretada por Milton Nascimento: ''Nada a temer/ Senão o correr da luta/ Nada a fazer/ Senão esquecer o medo/ Abrir o peito à força/ Numa procura/ Fugir às armadilhas da mata escura''.
A cantoria do deputado, que não aparece em público desde que denunciou esquemas de corrupção no governo em entrevista à Folha de S.Paulo, pôde ser ouvida pelas janelas de seu apartamento. Ontem, teve até platéia: cerca de dez estudantes que passava pela quadra e funcionários do comércio local acompanharam e aplaudiram no final.
O presidente do PTB rejeitou, segundo sua assessoria, escolta policial. O patrulhamento, no entanto, aumentou nas redondezas do seu apartamento. Um carro da Polícia Militar passou a tarde de ontem estacionada na entrada do prédio enquanto outro rondava as cercanias do bloco. Os policiais disseram que a patrulha era ''rotina''.