Título: Empresas criam sua rede de tecnologia
Autor: Bruno Arruda
Fonte: Jornal do Brasil, 11/06/2005, Brasília, p. D1

Inspirados no sucesso com empresários baianos e mineiros, a Federação das Indústrias de Brasília (Fibra), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) lançaram esta semana a Rede de Tecnologia do DF (Retec-DF). Ela proporcionará a todos os segmentos industriais - de panificadoras a grandes montadoras de automóveis - as informações necessárias para o desenvolvimento dos negócios na região. - Buscamos a informação, decodificamos para que os empresários a compreendam perfeitamente e repassamos. À empresa que quer começar a exportar, podemos ensinar como deve proceder. Podemos explicar o que fazer a quem queira produzir polpa de frutas ou aumentar a produção de confecções - exemplifica Paulo Santos, diretor do Centro de Informação e Assessoria Tecnológica do Senai, responsável pela Retec-DF.

Santos explica que a rede pode fornecer informações simples, como uma lista de fornecedores a quem queira ampliar a produção, ou complexo, como elaborados projetos de marketing. O auxílio é, a princípio, gratuito; ressalvadas as situações em que se faça necessário contratar serviços mais especializados, como consultorias, por exemplo.

Os empresários interessados devem se inscrever no site da rede e fornecer um endereço de e-mail. A partir daí, os técnicos do Senai buscam a informação solicitada onde quer que ela esteja. Muitas delas, em instituições como a UnB, a Universidade Católica de Brasília, o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, a Embrapa e várias outras parceiras da Rede. Além dessas, qualquer profissional ou instituição pode se inscrever.

- Não há mais tempo para o manual, para o analógico e para soluções improvisadas. Precisamos ampliar o conhecimento a baixo custo, de forma eficaz e em tempo real - justificou Antônio Rocha, presidente da Fibra, no lançamento da rede.

Santos conta que essa é uma forma de combater a falta de opções dos empresários no que diz respeito a informações. Para ele, os empreendedores hoje contam com os fornecedores, que se preocupam em vender o próprio peixe, e hesitam em procurar universidades.

Os organizadores da Retec prometem já para a próxima semana uma agenda de divulgação da rede. Serão assinados protocolos de intenção com as instituições parceiras e apresentadas palestrass.

Serviço - O site da Retec é www.df.retec.org.br.