Título: "NÃO DEIXAREMOS PEDRA SOBRE PEDRA"
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 14/06/2005, Brasil, p. A3
Lula pede paciência e garante que levará as investigações até o fim
Na véspera do depoimento do deputado federal Roberto Jefferson, autor de denúncias de suposta corrupção no governo e também suspeito no caso dos Correios, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva resolveu contra-atacar, usando como arma seu programa quinzenal de rádio. Lula disse estar indignado com casos de desvio de recursos públicos e que, ao investigar as denúncias de corrupção, o Executivo não deixará ''pedra sobre pedra''. - Estamos fazendo aquilo que é o papel do Poder Executivo. Tem o papel da Justiça, tem o papel da polícia, tem o papel do Ministério Público, mas naquilo que for pertinente à ação do Poder Executivo, nós não deixaremos pedra sobre pedra, iremos investigar - disse Lula no programa ''Café com Presidente'', gravado no domingo. No programa, Lula admitiu sua preocupação com as investigações no Congresso, atacou os que fazem acusações sem provas e, ao final, pediu ''desculpas'' aos ouvintes por ter elevado o tom de voz.
Sem citá-lo nominalmente, Lula mandou um recado ao presidente do PTB:
- Quando alguém denuncia alguém, quem tem que provar o que está denunciando é quem está acusando.
Lula pediu ''paciência'' à sociedade, explicou que está adotando medidas para combater a corrupção, mas que não pode mandar prender ninguém.
- Quem coloca alguém na cadeia é a Justiça, porque eu sei que no meio do povo, de vez em quando, as pessoas falam, e eu falava isso quando era dirigente sindical, o presidente tem que prender. O presidente não pode prender porque não é o papel dele. -- disse
Apesar da expectativa em torno do depoimento do deputado Roberto Jefferson , o próprio presidente mais tarde fez questão de mostrar que não estava preocupado.
- Estou mais do que tranqüilo. Ainda mais que o meu Corinthians ganhou do Flamengo de 4 a 2 - disse Lula, após almoço no Itamaraty, ao ser perguntado como se sentia em meio à crise.