Título: Dom Mauro alerta para ceticismo
Autor: Hugo Marques
Fonte: Jornal do Brasil, 13/06/2005, País, p. A4

Ao se despedir do cargo de bispo da diocese de Duque de Caxias e São João do Meriti (na Baixada Fluminense), dom Mauro Morelli, 69, fez um alerta sobre o momento do país.

- A corrupção pode levar o povo a um alto grau de ceticismo e até de cinismo, o que pode recrudescer a violência - alertou, dizendo que ''a hora é muito séria''.

Ele renunciou ao cargo que ocupou por 24 anos e ontem o passou para dom José Francisco Rezende Dias, 49.

Durante o discurso, dom Mauro deu três recomendações a seu sucessor: que não descuide dos pobres, que ajude a concretizar um plano de comunhão de bens dentro da Igreja e que não ignore ''a vergonha e o escândalo da corrupção, que tira a alegria e a dignidade do povo'' brasileiro.

Dom Mauro acha que os políticos têm de ''acordar''.

- Estão brincando com coisa séria, com a esperança do povo, que acorda cedo para viver e que é teimoso. Mas eu temo que a esperança se vá, e aí nós não sabemos o que pode acontecer - disse.

Dom Mauro, que pertence a chamada ala progressista da igreja, afirma não considerar que os governos Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva tenham sido um retrocesso no processo democrático, mas faz críticas às políticas econômicas tanto de tucanos como de petistas.

- Os governos não estão sendo capazes de reordenar a economia e de colocá-la em favor da cidadania. Este é o desafio. A segurança alimentar nutricional pede que o desenvolvimento seja revisto à luz da preservação de uma produção de alimentos de modo que todos tenham acesso a eles.

Crítico do programa Fome Zero, que qualifica como emergencial, dom Mauro é um dos idealizadores do Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea), órgão que presidiu no governo Itamar Franco.

Formado em filosofia e em teologia, conduziu, ao lado do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, a Campanha da Cidadania contra a Fome.

Dom Mauro pretende se dedicar ao direito à alimentação.

- Meu empenho nessa última empreitada de minha vida, que espero que seja longa, será no sentido de consagrar o direito à alimentação e à nutrição.