Título: Achados 20 corpos
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 13/06/2005, Internacional, p. A8

BAGDÁ - A polícia iraquina informou, ontem, ter encontrado, num campo de tiro do Exército a Leste de Bagdá, corpos de 20 pessoas amarradas e com tiros na cabeça, num claro sinal de execução.

Não havia qualquer identificação das vítimas, que aparentavam estar há dias no local. A descoberta foi feita na sexta-feira. Os policiais iraquianos levaram os corpos para um necrotério da capital.

Uma importante organização sunita, a Associação de Clérigos Muçulmanos, divulgou, ontem, um comunicado expressando revolta pela descoberta dos corpos. A nota afirmava ainda que um dos mortos teria sido identificado como sendo o de um árabe sunita, mas não dava mais detalhes.

A escalada de violência no país continua. Ontem, quatro soldados dos Estados Unidos morreram quando os veículos em que estavam foram atingidos por explosões, de acordo com informações do comando militar americano.

Desde a formação do governo liderado pelos xiitas, há poucos meses, mais de 900 pessoas foram assassinadas, aumentando os temores de que o país pudesse estar mergulhando na guerra civil.

A minoria sunita aumentou os ataques contra forças de segurança iraquianas e contra os militares americanos, enquanto os líderes sunitas acusam as milícias xiitas e as forças governamentais de atacar cidadãos sunitas - acusação negada pelos vários grupos e ministérios.

No Oeste do país, as forças americanas disseram ter matado cerca de 40 insurgentes em ataques aéreos lançados no sábado perto de Qaim, na fronteira com a Síria. O local seria um suposto refúgio de rebeldes.