Título: Número de ausências é o menor da história
Autor: Soraia Costa
Fonte: Jornal do Brasil, 13/06/2005, Brasília, p. D1

O Cespe registrou, ontem, o menor índice de ausências de toda a história do vestibular da UnB. Apenas 303 candidatos deixaram de comparecer ao segundo dia de provas, neste último domingo. Dos 24.563 inscritos, apenas 1.500 perderam pelo menos um dia de prova. Isso corresponde a 6,11% do total de candidatos, índice bem inferior ao do 1º Vestibular 2004, realizado no final do ano passado, no qual mais de 18% dos inscritos deixaram de comparecer. Roger Escalante, assessor da Direção Geral do Cespe na área de organização e logística de aplicação de concursos, PAS e vestibular, atribui o fato ao aumento da segurança. As novas regras, divulgadas uma semana antes da realização das provas, e o convênio com a Polícia Federal tentam garantir a segurança do processo e recuperar a confiança abalada pelas denúncias de fraude contra concursos elaborados pela instituição.

- Essa é mais uma forma de garantir a lisura e a transparência do processo - garantiu Escalante.

Em todos os locais de prova havia um delegado da Polícia Federal. Os locais foram rastreados antes e durante a aplicação das avaliações. Na entrada das salas e dos banheiros, os alunos passavam por detectores de metal e tinham as bolsas revistadas. Objetos eletro-eletrônicos e artigos de chapelaria não podiam entrar nas salas. Lápis, borrachas e canetas não puderam ser utilizados. O Cespe forneceu a caneta para a realização das provas e colocou marcadores de tempo nas salas. As impressões digitais de todos os candidatos foram recolhidas e serão comparadas com as do documento apresentado na hora da matrícula.

- Se for para melhorar e diminuir os riscos de fraudes, vale a pena o sacrifício - garantiu a funcionária pública, Maria da Glória Moura, 43 anos, que foi levar e buscar a filha Thais, 17 anos, para fazer a prova.

A presença da Polícia Federal durante as provas realizadas pelo Cespe é comum. A única exigência feita pelos policiais foi o aumento do número de fiscais, que praticamente dobrou desde o último vestibular, passando de 743 para 1.915. Cerca de 3.500 pessoas participaram da organização da seleção.

Calendário - O gabarito será divulgado na próxima quarta-feira, dia 15, a partir das 10h no site do Cespe (www.cespe.unb.br) e no mural da instituição, que fica na ala norte do Instituto Central de Ciências (ICC) da UnB. Os candidatos podem entrar com recurso contra o gabarito nos dias 16 e 17. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 11 do próximo mês. As aulas começam em 8 de agosto e as matrículas da primeira chamada serão realizadas nos dias 14 e 15 de julho.