Título: Exército reage com cautela
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 15/06/2005, Internacional, p. A9

BUENOS AIRES - Enquanto o presidente argentino, Néstor Kirchner, comemorava a decisão da Suprema Corte, o chefe do Exército, Roberto Bendini, preferiu ser cauteloso e diplomático.

- A partir da declaração de inconstitucionalidade das leis, vai-se julgar e condenar ou não os responsáveis. Esse é o primeiro passo para iniciar o caminho tão ansiado pelos argentinos - afirmou.

O ministro da Defesa, José Pampuro, por sua vez, se apressou em negar que a decisão tenha causado apreensão nas Forças Armadas.

- É claro que há inquietude, mas apenas por parte de alguns. Não nas Forças Armadas como um todo. A maioria quer saber como o caso vai evoluir. Estamos tratando aqui mais de apreensões pessoais do que questões militares e jurídicas.

Em entrevista ao canal a cabo Todo Notícias, Pampuro disse que o ministério tem conversado com militares da ativa e aposentados sobre a questão. O ministro prometeu, ainda, acompanhar cada processo que vier a ser reaberto com ''todo o respeito pela Justiça''.

A crítica veio de líderes de partidos conservadores, que opinaram que a decisão é ''uma intromissão'' do governo em assuntos que competem à Justiça.