Título: Ministros falam em ''agitação'' e ''instabilidade''
Autor: Karla Correia
Fonte: Jornal do Brasil, 16/06/2005, País, p. A2
No momento em que a gestão Luiz Inácio Lula da Silva enfrenta a sua maior crise política, ministros do PT afirmaram ontem que o país vive um clima de ''agitação política'' e ''apreensão''. Até referências à conjuntura às vésperas do golpe militar de 1964 foram feitas por petistas. Ricardo Berzoini, ministro do Trabalho, por exemplo, disse que o governo precisa dar um ''bom exemplo'', com demissões e afastamentos, caso necessário. Para ele, o depoimento de Roberto Jefferson, ontem, ao Conselho de Ética, criou um clima de ''apreensão''.
- Vivi alguns instantes em governos que pretendiam mudar a natureza das coisas para atender uma sociedade mais decente e mais justa, vi tombarem as regras, normas e a vida da democracia. Está se pretendendo criar um clima que é absolutamente incoveniente -, afirmou o ministro Waldir Pires (Controladoria Geral da União), que foi amigo do presidente João Goulart deposto pelos militares em 1964.
As declarações dos ministros, um dia depois de Jefferson ter reafirmado suas denúncias sobre o mensalão, ocorreram pouco antes de o presidente anunciar a chamada ''MP do Bem'', que tem a finalidade de desonerar a produção. O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, seguiu no tom:
- O que temos hoje é uma agitação política. O que o Roberto Jefferson está falando é muito grave, e existem instâncias de apuração, como a CPI e a Polícia Federal.
Para Miguel Rossetto (Desenvolvimento Agrário), as denúncias contra o governo e o PT criam, por sua gravidade, uma ''instabilidade'' nacional.
- São denúncias graves. Evidente que nossa expectativa é de que essas denúncias sejam acompanhadas de comprovações que permitam o esclarecimento de fatos, que são graves.
Ao deixar o gabinete presidencial, o ministro da Educação, Tarso Genro, disse que Lula deseja esclarecer tudo.
- Não me assusta o que está acontecendo. É bom que aconteça. Quando o país toma consciência de problemas dessa natureza e os ataca, mais cedo eles serão resolvidos.