Título: Bush critica pleito
Autor: Rozane Monteiro
Fonte: Jornal do Brasil, 17/06/2005, Internacional, p. A7
WASHINGTON - O presidente George Bush classificou de injusto o processo eleitoral no Irã, ao afirmar que o atual regime político bloqueou candidatos reformistas e privou os cidadãos de seus direitos básicos.
''O Irã é governado por homens que suprimem a liberdade em casa e propagam o terror no mundo. O poder está nas mãos de uns poucos não selecionados, que lá permanecem por meio de um processo eleitoral que ignora os requisitos básicos da democracia'', disse Bush em comunicado emitido pela Casa Branca. ''De forma triste, as eleições presidenciais são coerentes com este histórico de opressão. Os iranianos merecem uma sociedade verdadeiramente livre e democrática''.
O governante americano convocou a população a votar e exigir liberdade de expressão, melhores oportunidades econômicas, um sistema jurídico independente e liberdade de culto. Direitos que, segundo afirmou, são negados pelo atual regime.
Segundo o texto, o governo iraniano, além de ter mão de ferro sobre a população, ''fecha os jornais e páginas de internet independentes, e encarcera os que se atrevem a desafiar o sistema corrupto''.
Bush disse ainda que Washington apoiará o povo iraniano na defesa do direito à liberdade.