Título: Apreendidas 160 latas de merla em Ceilândia
Autor: Melissa Medeiros
Fonte: Jornal do Brasil, 16/06/2005, Brasília, p. D1

Agentes policiais da 15ª Delegacia de Polícia (DP) de Ceilândia aprenderam, ontem, 160 latas de merla. A droga pertencia a Erlon Costa Silva, de 28 anos, e estava escondida em sua casa, na QNN 03 de Ceilândia. O traficante conseguiu fugir e até às 21h de ontem não tinha sido capturado . De acordo com o agente Galeano, da Seção de Investigações Criminais da 15ª DP, a polícia chegou ao traficante por meio de um telefonema anônimo no começo da tarde. O informante disse à Polícia que a droga estava chegando na quadra, ficaria na casa de Erlon e começaria a ser distribuída imediatamente.

A polícia foi ao local, por volta das 16h, procurar por Erlon, mas ele não estava. Os agentes entraram na residência e encontraram as latas na área de serviço e no quarto de Erlon. A merla estava enrolada em jornais úmidos e dentro de sacolas plásticas

- A Polícia Civil instaurou o inquérito e vai pedir a prisão dele [Erlon]à Justiça. Vamos também continuar procurando para dar o flagrante - explicou o agente.

Erlon será indiciado por tráfico de drogas e, se condenado, poderá cumprir pena de três a 15 anos de reclusão. Segundo Galeano, como ele nunca teve passagem pela polícia, é provável que pegue a pena mínima e consiga aguarda o término do processo em liberdade.

A polícia informou que a QNN 03 de Ceilândia é um grande ponto de drogas no DF. A merla é a droga mais vendida no local por não ser tão cara e ter um maior que o da maconha.

- A merla é o prato da vez em Ceilândia. É vendida para usuário de todas as cidades-satélites. Até que não tem muito dinheiro consegue comprar. A cocaína também é bem negociada, mas os compradores são geralmente moradores do Plano Piloto - afirmou o agente.

Cada lata de merla é vendida por R$ 100 e rende 30 porções. Como é usada junto com a maconha, muitos usuários compram apenas uma fração da lata por R$ 5. A merla é produzida a partir da cocaína acrescentando ácido sulfúrico, querosene e cal virgem.

- É uma droga altamente perigosa, que causa dependência física e psíquica, além de provocar danos irreversíveis ao organismo e pode até levar o suário à morte - alertou o policial.