Título: Oposição ameaça pedir cassação de Dirceu
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 20/06/2005, País, p. A3

BRASÍLIA - Bastante aguardado, o discurso de posse do ministro demissionário da Casa Civil, José Dirceu, na Câmara, nesta quarta-feira, será usado por ele para se defender das denúncias de corrupção. A entrevista de Roberto Jefferson ao JB publicada domingo, na qual o deputado acusa Dirceu de ser o mentor do mesalão, deixa o ex-ministro em situação ainda mais complicada. A oposição já fala pedir sua cassação por quebra de decoro parlamentar.

Segundo afirmou Jefferson na entrevista, o mensalão é ''estratégia maquiavélica pensada por José Dirceu''. Foi a primeira vez que o deputado acusou Dirceu de ser o cabeça do esquema. Ele que só agora fez a afirmação porque Dirceu já saiu do Executivo.

Para o vice-líder do PSDB na Câmara, Eduardo Paes (PSDB-RJ), há indícios de que as afirmações de Jefferson são verdadeiras.

- Jefferson está sendo muito contundente. As suas informações têm credibilidade porque ele confessa suas irregularidades e entrega comparsas. O que cabe é a apuração dessas denúncias.

Segundo o deputado, a oposição poderá pedir a cassação do mandato de Dirceu, caso seja encontrada alguma prova de sua participação no mensalão.

- Se necessário vamos partir para a quebra de decoro - afirmou Paes.

O deputado Miro Teixeira (PT-RJ) rebateu as afirmações de Jefferson e afirmou que Dirceu não está envolvido em nenhum esquema de corrupção.

- Não acredito que Dirceu seja mentor de qualquer perversidade - afirmou.

Para Miro, a volta de Dirceu ao Congresso servirá para reforçar a base aliada do governo.

- Pessoalmente sentia falta da presença dele no Congresso.

O líder do PSDB, na Câmara, Alberto Goldman (SP), avaliou que é necessário serenidade nesse momento para que sejam concluídas as investigações.

- Precisamos acompanhar as apurações para saber o grau de veracidade das acusações que Roberto Jefferson faz.

A assessoria de imprensa do ministro da Coordenação Política, Aldo Rebelo, informou que não comentará as declarações de Roberto Jefferson.

Sobre a volta de Dirceu à Câmara, o líder do PSDB na Camara, Arthur Virgílio, ironizou:

- Ele é bom organizador de partido, mas como parlamentar foi fraquinho. Em um debate, nunca fez mal a ninguém. Será que ele acha que sua volta está colocando medo em alguém?