Título: STF julga CPI dos Bingos
Autor: Paulo de Tarso Lyra
Fonte: Jornal do Brasil, 20/06/2005, País, p. A2

SÃO PAULO - Em uma semana movimentada, na expectativa de novo depoimento de Roberto Jefferson e do ministro demissionário da Casa Civil, José Dirceu, a novidade da semana poderá vir do Supremo Tribunal Federal, esquentando ainda mais a situação no Congresso. Está prevista para esta quarta-feira a retomada do julgamento do direito da minoria de promover inquéritos.

Em resposta a seis mandatos de segurança propostos por senadores, os ministros do Supremo vão dizer se o presidente do Senado deve indicar os integrantes das comissões, caso os líderes governistas se omitam.

O relator, ministro Celso Mello, além dos ministros Marco Aurélio, Carlos Britto e Sepúlveda Pertence manifestaram voto favorável à indicação.

Se a tese dos senadores sair vitoriosa desse julgamento, a oposição no Senado terá o instrumento legal que faltava para instalar a CPI do Waldomiro Diniz, ex-assessor do ex-ministro José Dirceu na Casa Civil. Na época, apesar de a oposição reunir as assinaturas necessárias para instalação, os partidos da bancada de apoio ao governo se recusaram a indicar os integrantes da comissão. O então presidente do Senado, José Sarney, também não o fez.

Para movimentar ainda mais a semana, o Comitê de Política Monetária (Copom) vai anunciar a meta de inflação para 2007, na quinta-feira. Isso, junto com a divulgação da ata da última reunião do Copom, quando foi interrompida a trajetória de alta dos juros, mostrará até que ponto a equipe econômica está disposta a flexibilizar a Selic, aliviando os setores produtivos.