Título: Frentes de batalha
Autor: Paulo de Tarso Lyra
Fonte: Jornal do Brasil, 20/06/2005, País, p. A2

CPI dos Correios Os deputados e senadores da CPI ouvem, terça-feira, o depoimento do ex-chefe de departamento de compras dos Correios, Maurício Marinho, acusado de receber R$ 3 mil em propinas. Pivô do escândalo envolvendo a estatal, Marinho afirmou, que agia em nome do PTB. CPI do Mensalão O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), deve reunir esta semana os líderes partidários para cobrar a indicação dos deputados e senadores que vão compor a CPI do Mensalão. Com 41 assinaturas no Senado e 190 na Câmara, vai investigar as denúncias de pagamento de uma mesada para que deputados do PP e do PL votassem com o governo.

CPI da compra de votos Protocolada pela bancada governista na Câmara, a CPI tem a intenção de investigar todas as denúncias de compra de votos ¿ desde o chamado mensalão até as suspeitas de propina para que parlamentares aprovassem, em 1997, a emenda da reeleição.

Conselho de Ética O Conselho de Ética apura as denúncias por quebra de decoro contra Roberto Jefferson. O depoimento de Jefferson no Conselho, na última terça-feira, incendiou ainda mais a crise política e provocou a saída do chefe da Casa Civil, José Dirceu. O Conselho vai ouvir ainda parlamentares, ministros e integrantes de partidos.

Corregedoria Pode ouvir esta semana, em sessão secreta, o depoimento de Jefferson. A Corregedoria investiga as mesmas denúncias que o Conselho de Ética. Só que, pelo regimento, encontra-se em uma instância anterior ao do Conselho no curso das investigações.