Título: DF terá ensino médio a distância
Autor: Melissa Medeiros
Fonte: Jornal do Brasil, 18/06/2005, Brasília, p. D5

Abandonar os estudos por falta de tempo é uma realidade no Distrito Federal, assim como no restante do País. A partir de agosto, brasilienses que não concluíram o Ensino Médio terão a opção de continuar seus estudo à distância. Inédito no Brasil, o programa Educação Sem Fronteiras lançado, ontem, pela Secretaria de Educação, pretende atrair, em sua primeira etapa, 1.500 jovens e adultos. O programa fornecerá conteúdo e o orientação on-line por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (E-Proinfo). Segundo a secretária de Educação, Vandercy de Camargos, o currículo do aluno será montado de acordo com seu tempo disponível - somando 80 horas/aula no final do curso. Apenas a primeira semana de aula será presencial para que o aluno receba todas as orientações sobre o curso.

- O atendimento será individualizado. Cada aluno no seu ritmo, sendo monitorado por professores virtuais. Nessa primeira fase do programa, cada tutor orientará uma média de 50 alunos - disse a secretária.

A coordenadora do programa, Carla Madeira, explicou que todo o material das aulas será disponibilizado no ambiente virtual. Os alunos também receberão um manual de orientação, participará de chats com os professores e terá um canal de troca de conhecimentos com professores e outros alunos, por meio de um fórum de discussão.

Na cerimônia de lançamento do programa, o governador Joaquim Roriz considerou o Educação sem Fronteiras uma oportunidade para as pessoas que querem recomeçar.

- É um programa revolucionário. Estamos possibilitando a inclusão de cidadãos que não conseguiram concluir seus estudos. Com o Ensino Médio, eles poderão crescer profissionalmente - afirmou Roriz.

O aluno interessado em cursar o Ensino Médio virtual deve procurar o Centro de Educação de Jovens e Adultos da Asa Sul, entre os dias 4 e 8 de julho, das 8h às 22h. Em seguida, participará de uma palestra onde conhecerá melhor o programa. Interessando-se em estudar virtualmente, o jovem ou o adulto poderá imediatamente fazer a matrícula para as aulas que começam em agosto.

Dando continuidade a ações de tecnologia na Educação Pública, a Secretaria de Educação assinou, ontem, convênios visando desenvolver projetos de inclusão digital na rede pública do DF. Previsto para começar em agosto, o projeto Ponto com Leitura instalará computadores com internet de banda larga em 431 salas de leitura. De acordo com a secretária de Educação, essa informatização agilizará os trabalhos, controlará o acervo e disponibilizará internet para o alunos.