Título: Blog é alternativa à censura
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 18/06/2005, Internacional, p. A8

TEERÃ - O número impressiona: 75 mil blogueiros . Mas faz sentido. Quatro milhões de usuários da internet e uma imprensa controlada a mão de ferro pelo governo acabaram fazendo do Irã um dos países que mais tem blogs no mundo. Uma alternativa segura e eficaz para contar ao mundo o que se passa no país.

Os autores dos blogs são estudantes, profissionais liberais e até jornalistas que não podem expressar sua opinião ou mesmo trabalhar na mídia convencional por terem ''incomodado'' o governo.

Uma delas é Massih Alinejad, que investigava um escândalo financeiro envolvendo membros do parlamento. Acabou expulsa das instalações do governo e proibida de trabalhar. Agora, ela só escreve em seu próprio blog (www.masih. 30morgh.org), em persa.

Mr. Behi é um iraniano de 27 anos, casado, e conta, em inglês, no www.mrbehi.blogs.com, o que ele e a mulher acham das eleições presidenciais. É lá que ele relata como os dois discutiram na quinta-feira à noite se deviam votar ou não. Acabaram decidindo por Mostafa Moin. Ele também fala do medo que há no país de fraudes nas apurações.

''Muitos blogueiros manifestaram a esperança que têm nessas eleições, mas também o medo de que haja fraude e do mau uso das forças armadas.''

Omid Memarian é outro jornalista, que escreve, também em inglês, no www.omidmemarian. blogspot.com.

Ele faz um relato imparcial sobre o aumento gradual do apoio da população ao candidato progressistaMostafa Moin nos últimos dias e uma campanha declarada para convocar a população a ir às urnas.

''Acho que as pessoas têm que votar. Não há outra opção. É a nossa parcela de democracia. Pense que o resultado da eleição vai provocar um efeito direto nas nossas vidas, e que nós vamos sentir muito em breve. Mas também será sentido por quem está de fora.''

Memarian chega a sugerir que jovens usem seus celulares para mandar torpedos a seus amigos e motivá-los a irem votar, numa campanha informal pela democracia.

Nema Milaninia é diretora-executiva do International Students Journal e em seu blog, o www.iraniantruth.blogspot.com, dispara críticas ao presidente americano, em inglês. Sem perder de vista os problemas de seu país, que reconhece, ela dispara, ao comentar o que ele disse sobre as eleições:

''É como odiar um irmão. No momento em que alguém de fora da família fala mal dele, por mais que você o odeie, vai sempre defendê-lo.''