Título: Notícias desfavoráveis
Autor: Milena Abrahão Khoury
Fonte: Jornal do Brasil, 18/06/2005, País, p. A4

BRASÍLIA - A 10ª edição da pesquisa CNI/Ibope, realizada na gestão Lula, revela um crescimento expressivo da percepção negativa do noticário sobre o governo Lula. Para 46% dos entrevistados, as notícias divulgadas recentemente sobre o governo são mais desfavoráveis, contra 14% que consideram as notícias mais favoráveis. Para 19%, o notíciário não é nem positivo nem negativo. Os assuntos mais lembrados espontaneamente pela população estão relacionados às denúncias de corrupção. O levantamento mostra que 58% dos entrevistados dizem ter conhecimento das denúncias de irregularidades envolvendo o governo federal.

Apenas para as pessoas que tomaram conhecimento das denúncias, foi apresentada uma escala para aferir a percepção da veracidade das acusações. Neste grupo, 46% afirmam considerar as denúncias de corrupção nos Correios, no IRB e sobre o mensalão totalmente verdadeiras e 30% acham mais verdadeiras do que falsas. A queda da avaliação do presidente Lula foi mais expressiva entre os entrevistados que tomaram conhecimento das irregularidades.

A pesquisa mostra ainda uma pequena elevação no número de pessoas que acreditam que a inflação e o desemprego vão aumentar nos próximos seis meses e um amplo descontentamento na atuação em relação aos impostos (73%).

Foram ouvidas 2.020 pessoas em 143 municípios entre 9 e 13 de junho. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.