Título: Presidente perde no Sul
Autor: Milena Abrahão Khoury
Fonte: Jornal do Brasil, 18/06/2005, País, p. A4

BRASÍLIA - Os dados coletados pelo Ibope mostram que pela primeira vez o presidente Luiz Inácio Lula da Silva perde a hegemonia na região Sul. Segundo a pesquisa, se as eleições fossem hoje e o prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB), fosse candidato, Lula perderia o primeiro turno neste região que engloba o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul para o tucano. A diferença, segundo o Ibope, é de nove pontos: Serra teria 38% e Lula 29% - resultado que forçaria um segundo turno. A região é a única em que Lula não venceria. O ex-governador Anthony Garotinho assume o segundo lugar quando os concorrentes tucanos são Geraldo Alckmin e Aécio Neves. Nesse caso, Lula fica com 40% e Garotinho com 14%.

O governador gaúcho, Germano Rigotto (PMDB), chegou a participar de uma das simulações como presidenciável do PMDB, em lugar de Anthony Garotinho. Teve resultado pífio: apenas 1% das intenções de voto. A mesma porcentagem foi reservada ao presidente do PPS, Roberto Freire.

A pesquisa mostra um forte crescimento das pessoas que optam pelo voto ''branco ou nulo''. Esta chega a ser a opção de 19% dos pesquisados. Na edição anterior, de março, os votos brancos e nulos não ultrapassavam os 12%.

Para Amauri Teixeira, da MCI, empresa que fez análise dos dados, a opção é um movimento ''normal'' de quem se decepciona com o atual governo. Com o tempo, parte deste eleitorado acaba migrando para outro candidato ou retorna para a opção anterior.