Título: Dilma viaja com Lula
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 19/06/2005, País, p. A5
As poucas fontes confiáveis do PT que estavam ontem em Brasília confirmaram que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva convidou mesmo a ministra das Mina e Energia, Dilma Rousseff, para suceder o demissionário ministro José Dirceu na chefia da Casa Civil. Tanto que ela ela foi incluída, de repente, na delegação que acompanha Lula na viagem de hoje a Assunção, para participar da reunião de cúpula do Mercosul. Dilma Rousseff estava em São Paulo, na reunião do Diretório Nacional do PT, e teve de voltar às pressas a Brasília, a fim de fazer a mala. A comitiva presidencial, que conta ainda com o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, os ministros Celso Amorim (Relações Exteriores) e Luiz Fernando Furlan (Desenvolvimento), embarca hoje à tarde.
Há quem garanta, entretanto, que o presidente quer ainda conversar mais com Dirceu, quando voltar de Assunção, no fim da tarde de amanhã, e não gostou nada do vazamento da notícia antes de seu regresso a Brasília. Conjectura-se que Lula teria mandado incluir a ministra na comitiva para convencê-la a mudar de pasta, e dar à Casa Civil um perfil mais executivo e de coordenação da agenda positiva do governo.
Anteontem, quando perguntaram à ministra se ela ia mesmo para a Casa Civil, respondeu: ''Deus me livre!''.
Se aceitar o cargo, a indicação de de Dilma pode acontecer segunda-feira. Lula não participará da entrevista coletiva dos chefes de Estado presentes à reunião de cúpula do Mercosul, quebrando uma tradição nos encontros do bloco. Retorna a Brasília no fim da manhã de segunda-feira e teria tempo para anunciar o novo ministro da pasta no mesmo dia em que sai oficialmente o desligamento de Dirceu.
A reforma ampla, entretanto, deve ficar para quarta-feira. Está sendo planejado um pronunciamento de Lula à nação no mesmo dia das alterações na Esplanada.