Título: Democratas impõem veto à Casa Branca
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 21/06/2005, Internacional, p. A8

WASHINGTON - A bancada democrata no Senado impôs nova derrota à Casa Branca ontem ao rejeitar uma tentativa dos republicanos de confirmar a indicação de John Bolton como embaixador dos EUA nas Nações Unidas. Numa votação para encerrar o debate em torno da nomeação (indicação pessoal do presidente), os republicanos não conseguiram os 60 votos necessários. Foram 54 senadores a favor e 38 contra.

Os democratas, que são minoria, pediram mais informações sobre Bolton, um diplomata que é acusado de referir-se à ONU em termos pejorativos, de tomar atitudes prepotentes e de manipular a informação sobre o Iraque para adequá-la à política de intervenção no país. O fracasso foi um duro revés para Bush, que não se pronunciou sobre a possibilidade de se antecipar ao fim do processo legislativo e nomeá-lo de forma temporária.

- É hora de o Senado votar sobre ele - disse o presidente americano durante uma entrevista após a cúpula com líderes da União Européia, antes de o resultado ser confirmado.

Bush considera vital a reforma da ONU e que Bolton, ''um reformador'', é o homem ideal para essa missão. Após várias sugestões sobre a possibilidade de uma nomeação especial quando o Congresso estiver de recesso, Bush não rejeitou a idéia, mas preferiu pressionar os senadores. A secretária de Estado, Condoleezza Rice, levantou a hipótese alternativa, já que a ratificação tramita no Senado há três meses.

Embora as nomeações de certo nível necessitem de confirmação no Senado, Bush pode aprová-las se a casa estiver de férias, o que acontecerá daqui a duas semanas. Mas o o problema é que a nomeação só é válida até o início da nova sessão legislativa, em janeiro de 2007.