Título: ''Traição'' de Lula o levou à oposição
Autor: Ruy Sampaio
Fonte: Jornal do Brasil, 21/06/2005, País, p. A5
O primeiro encontro entre Lupi e Brizola ocorreu em local inusitado, quando, em 1979, fez parte de um grupo de militantes de esquerda que foi ao cemitério de São Borja receber o líder político que voltava do exílio. Daí em diante, não se afastaram mais. Três anos mais tarde, já em campanha para o governo do estado, Brizola, que tinha receio de sofrer um atentado, saía às ruas cada dia num carro diferente. Não raramente a escolha recaía sobre o fusca de Lupi. Eleito, criou a equipe de transição com quatro nomes, três técnicos: Arnaldo Mouthé, Carmem Cinira e Humberto El-Jaick. O outro era o jornaleiro Lupi: - Ele dizia: ''Guri, você é o povo. Se nas reuniões alguém disser alguma coisa que você discorde, levanta e diz que você é o povo e não concorda com aquilo'' - recorda Lupi.
Anos mais tarde, Lupi, ainda jornaleiro, foi convidado a se candidatar a vereador. Munido de um megafone, saiu pelas ruas xingando a burguesia. Não foi eleito.
- Ele era muito humano. Capaz de ficar horas ouvindo um louco falar. Ele dizia: 'por mais limitada que uma pessoa seja, ela tem algo a nos ensinar''.
Lupi lembra que Lula, quando eleito, havia feito duas promessas ao ex-governador: que não nomearia ninguém do partido sem que o nome fosse aprovado pela direção nacional, e criaria um conselho de presidentes dos partidos aliados que seria responsável pelas diretrizes do governo. Como não fez nem uma coisa nem outra, o pedetista se sentiu traído, rompeu o acordo político e passou a fazer oposição sistemática ao governo.
Chamado de governador, doutor e senhor por amigos e admiradores, gostava mesmo era de ser tratado de engenheiro. Tinha orgulho da profissão. ''Dizia: 'o traçado da Linha Vermelha saiu daqui ó!', e mostrava a testa'', afirma Lupi, que não deixa passar uma história que resume o desencanto com Lula:
- Dizia a ele deixar o Lula ser testado, e ele: 'Lupi, tu estás muito flexível. O Lula costeou o alambrado, rompeu a cerca e já está com o boi no terreno do vizinho...'