Título: ONG prepara Museu da Droga
Autor: Mariana Filgueiras
Fonte: Jornal do Brasil, 21/06/2005, Rio, p. A15

Para montar um arquivo atualizado com a variedade de drogas já desenvolvidas, o Instituto Brasileiro de Estudos Avançados em Drogas (Ibead) vai inaugurar, ainda este ano, o Museu da Droga. Inspirada no Museu do Álcool, na Inglaterra, a psicóloga Maria Cristina Isheen, presidente da organização não-governamental, decidiu reunir pequenas amostras de drogas, doadas pela Polícia Civil. O museu também abrigará registros históricos e objetos de arte retratando o uso das substâncias. - A disseminação de novos tipos de drogas é bem mais rápida do que a informação sobre os riscos que elas trazem. Temos que mostrar claramente, não adianta esconder o debate. Só estamos esperando a liberação de um imóvel para organizar o acervo - conta a psicóloga.

Nos dias 11 e 12 de agosto, a ONG promoverá uma série de debates sobre o assunto. O Fórum de Cultura, Adolescência e Drogas será realizado na Universidade do Grande Rio (Unigranrio). A psicóloga Sabine Cavalcanti, do Conselho Estadual Anti-Drogas (Cead), também está à frente do projeto.

- Por meio de um acervo físico e virtual o Museu da Droga pretende mostrar o universo das drogas lícitas e ilícitas, não como fator de apologia ou de repressão, mas, como componente cultural, que faz parte da vida do homem - declara.