Título: Não há como atender o público em particular
Autor: Adriana Bernardes
Fonte: Jornal do Brasil, 21/06/2005, Brasília, p. D5

Os problemas nos Conselhos Tutelares, de acordo com o relatório, são os seguintes:

Brazlândia - Instalações ''precárias''. Não há privacidade no atendimento e nem banheiro próprio. No local existem dois computadores, mas o Sipia não foi implantado na unidade.

Ceilândia Salas amplas e arejadas. A privacidade é preservada. Falta tinta de impressora que conselheiros compram com recursos próprios. Rede de atendimento é deficiente, principalmente em relação ao tratamento de dependência química.

Gama - O prédio foi entregue ano passado, mas as salas são pequenas e com pouca ventilação. O banheiro não tem chuveiro e não existe espaço destinado à cozinha. Não operam com o Sipia. A rede de atendimento não disponibiliza vagas em creches e faltam vagas a partir da 4ª série.

Paranoá - Funciona em duas salas cedidas pela Administração Regional. Não há espaço para atendimento individual. Receberam os computadores no início desse ano e ainda não operam com o Sipia. A lista de espera para vaga em creches é de 2 mil crianças em situação de risco.

Planaltina - Salas são pouco arejadas em função do telhado ser baixo e de amianto. Os computadores (dois) chegaram em março e são novos. Receberam material de trabalho em quantidade suficiente. Não relataram problemas com a rede de atendimento.

Brasília - instalações foram classificadas como ''precária''. Receberam dois computadores este ano, mas não operam ainda com o Sipia. São apenas duas linhas telefônicas. Vagas nas creches e escolas são insuficientes.

Santa Maria - Não há relatos de problemas nas instalações (sede própria entregue em 2004). Contam com quatro computadores. O Sipia foi instalado na unidade, mas está disponibilizado em apenas uma máquina. Reclamam da rede de atendimento.

Sobradinho - Computadores doados pelo Banco do Brasil não comportam o programa do Sipia. Controle de atendimento é manual. Aparelho telefônico, fax, impressora foram comprados ou é de uso pessoal de conselheiros. Condições da sede segundo funcionários são ''muito ruins''.

Taguatinga - Salas pequenas e com pouca ventilação. Tem quatro computadores e a única impressora apresenta problemas constantemente. Não tem problema com a rede de atendimento.

Samambaia - Sede própria entregue em 2004. Sipia não foi implantado. Custos com manutenção dos computadores e tinta para impressora são custeados pelos conselheiros. Rede de atendimento apresenta deficiências.