Título: Alerj: deputados negam mensalão
Autor: Nelson Carlos de Souza
Fonte: Jornal do Brasil, 22/06/2005, País, p. A8

Com espanto e indignação. Foi assim que os deputados da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) receberam ontem a denúncia do deputado Roberto Jefferson sobre a existência de um esquema de pagamento de propina na Alerj comandado pelo deputado federal Carlos Rodrigues (PL-Rio) e que teria sido exportado para a Câmara, em Brasília, e servido como modelo para o mensalão. O deputado estadual Alessandro Molon (PT) requereu à Mesa Diretora da Alerj que peça ao presidente da Câmara, o deputado Severino Cavalcanti, a interpelação do deputado Roberto Jefferson a respeito de suas declarações envolvendo a Casa.

- É uma denúncia grave. A Casa tem que se preocupar com esse assunto. Temos que saber se ele confirma a existência e, se confirmada, quais os deputados recebiam ou recebem o tal mensalão - disse.

Em seu gabinete, em Brasília, o ex-bispo da Igreja Universal do Reino de Deus, deputado Carlos Rodrigues (PL-RJ) disse que Roberto Jefferson (PTB-RJ) não tem credibilidade para acusar sem provas e sustentou que as denúncias do ''mensalão'' têm o objetivo de desviar a atenção das suspeitas de corrupção que pesam sobre o PTB.

- O que move Jefferson é a tentativa de salvar seu mandato. É acusado de pedir R$ 400 mil para seu partido, confessa ter recebido R$ 4 milhões para campanha e assina uma nota negando o recebimento de dinheiro. Ele não quer que o Brasil descubra o esquema que o PTB estava armando - afirmou.

No fim da noite de ontem, ao chegar em Brasília, Roberto Jefferson mudou a sua denúncia a respeito do mensalão na Alerj. Ele afirmou que não se referiu a esta legislatura.

O deputado estadual Marcos Abraão (PTRB) inimigo político de Carlos Rodrigues, em discurso acusou o parlamentar do PL de estar envolvido em diversos escândalos.

- É um absurdo. São tantos escândalos e esse bandido, marginal nunca foi chamado pelo Ministério Público para prestar esclarecimentos - disse.

O deputado estadual Aurélio Marques, líder do PL, negou ter ouvido falar no mensalão da Alerj. Para Carlos Minc, as denúncias de Jefferson não podem paralisar o país.

- Vamos pedir ao Bittar que o ouça na CPI e descubra se o mensalinho fluminense realmente existe.