Título: Miro confirma que sabia de mesalão
Autor: Paulo de Tarso Lyra
Fonte: Jornal do Brasil, 22/06/2005, País, p. A6

BRASÍLIA - O deputado Miro Teixeira (PT-RJ) confirmou ontem, durante depoimento no Conselho de Ética da Câmara, que soube da existência do mensalão em duas conversas com o deputado Roberto Jefferson. Mas contradisse pelo menos dois pontos do depoimento do petebista ao Conselho, na semana passada. Em seu depoimento, Jefferson disse que teria se colocado à disposição de Miro, no fim de 2003, para levar a denúncia a Lula, ''na hora que ele marcasse''. Na época, Miro era ministro das Comunicações. - Não. Eu é que disse a ele que o acompanharia em uma audiência com o presidente Lula. Quando retornei à Câmara, em 2004, pressionei-o novamente a denunciar o fato na tribuna. Mas ele, novamente, não quis.

O petista também sustenta que Jefferson não contou tudo o que sabe. Segundo ele, existe uma parte da conversa travada entre os dois no Ministério das Comunicações que está sendo ocultada pelo parlamentar do PTB. O presidente licenciado do PTB nega que tenha fatos novos a acrescentar, mas Miro destilou ironia ao afirmar que Jefferson está escrevendo uma minissérie, divulgando novidades a cada momento.

Miro, no entanto, não vai expor o trecho misterioso da conversa. Alega que a história é de Jefferson, foi ele quem teria presenciado reuniões suspeitas ou ilícitas. Os deputados tentaram a todo custo vencer as resistências do petista. A deputada Luciana Genro (PSOL-RS) reconheceu que interessa a Jefferson ocultar parte dos relatos, mas defendeu que Miro os expusesse, para orientar os trabalhos do Conselho. O deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS) chegou a sugerir a realização de uma sessão secreta.

- Não podemos acreditar em tudo o que o Jefferson fala, sem provas. Se fizermos isso, vamos anular o impeachment de Collor e absolver PC Farias, porque, na época, Jefferson defendia que eles eram inocentes - bradou Miro.

Ainda ontem, o deputado Carlos Alberto Silva (PSDB-GO), o Leréia, confirmou ontem no Conselho de Ética da Câmara ter ouvido que a ex-deputada Raquel Teixeira teria recebido uma proposta em dinheiro para trocar o PSDB pelo PL. O autor da proposta, segundo Leréia, é o líder do PL na Câmara, Sandro Mabel (GO).

O tucano também confirmou que o governador de Goiás, Marconi Perillo, denunciou ao presidente Lula esta oferta, no passado, durante evento em Rio Verde.