Título: Pinochet volta a ser internado
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 22/06/2005, Internacional, p. A14
SANTIAGO - O ex-ditador chileno Augusto Pinochet foi internado às pressas no Hospital Militar de Santiago, após sofrer um derrame cerebral ontem. Pinochet, de 89 anos, sofreu um desmaio quando tomava café da manhã junto com sua mulher, Lucia.
- Ele perdeu a consciência durante uns 30 minutos. Os médicos colocaram-no sob observação. Agora está semiconsciente e deve sair amanhã (hoje) - disse a jornalistas Marco Antonio Pinochet, filho caçula do general.
- Está tudo sob controle - acrescentou o porta-voz da família, Guillermo Garín. Pinochet já sofreu diversos derrames que o obrigaram a se internar em centros médicos, embora várias vezes essas internações coincidiram com processos contra ele. A Corte de Apelações deve se pronunciar hoje sobre uma petição de imunidade pela chamada ''Operação Colombo'', que em 1975 teria encoberto o desaparecimento de 119 guerrilheiros do grupo esquerdista MIR pela ditadura. A defesa vai à Suprema Corte pedir a revogação da sentença do tribunal de alçada, que tirou a imunidade para ser investigado por milionárias contas secretas descobertas no estrangeiro.
Marco disse que a simultaneidade entre os problemas de saúde e a revisão das causas judiciais é só coincidência.
- Meu pai neste minuto não está consciente do que está vivendo juridicamente. Portanto, o que se passa nos tribunais não o afeta - disse. O Hospital Militar divulgará boletins sobre o estado de saúde do ex-ditador.