Título: GDF investirá R$ 400 mil em obras no HRAN
Autor: Melissa Medeiros
Fonte: Jornal do Brasil, 23/06/2005, Brasília, p. D3

O secretário de Saúde, José Geraldo Maciel, anunciou ontem que investirá R$ 400 mil na reforma de ampliação do Hospital Regional da Asa Norte. As obras deverão ser concluídas nos próximos 90 dias e vão ampliar de 72 para 130 o número de leitos. Os atendimentos da clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia serão reduzidos durante esse período. - O espaço físico atual não consegue garantir atendimento de qualidade para os pacientes e nem condições de trabalho para os profissionais. Vamos fazer rapidamente essa reforma para, em seguida, começar as obras no pronto-socorro do Hospital de Base - disse Maciel, argumentando que houve um aumento da demanda no HRAN.

De acordo com o secretário, serão construídos mais cinco consultórios, complementando os cinco existentes. Será criada uma unidade intermediária, com sete leitos, para atender os pacientes que passam pela emergência e esperam vaga na UTI. Haverá também a unidade de observação, com dez leitos para pacientes que tiveram alta da UTI e que precisam ficar na enfermaria para receber atendimento semi-intensivo. Para atender pacientes com doenças contagiosas e evitar contaminação de outros doentes, foi anunciada a construção de uma área de isolamento, de acordo com as normas da Organização Mundial de Saúde. A reforma também prevê a implantação de um laboratório para realização de exames de emergência.

A diretora do HRAN, Valéria Gonçalves, explicou que durante as obras o número de leitos de internação será reduzido para 15 e os pacientes encaminhados para outros hospitais. Ela fez um apelo para que moradores de cidades-satélites, que procuraram o Hospital da Asa Norte dirijam-se a outros unidades da rede pública. As áreas de pediatria, cirurgia plástica e atendimento de queimados continuarão com atendimento normal.