Título: Lokal quer tomar fatia da Schin
Autor: Bruno Rosa
Fonte: Jornal do Brasil, 23/06/2005, Economia & Negócios, p. A22

Em meio à crise do setor cervejeiro, com as denúncias de corrupção da Schincariol, as outras empresas do segmento parecem ignorar os problemas envolvendo a companhia de Itu e seguem com seus lançamentos para o inverno. Apesar de a Schin garantir que sua distribuição não sofrerá interrupções, é grande a lista de pequenas empresas do setor interessadas em abocanhar parte do mercado da Nova Schin.

Assim, a Lokal lança no Rio de Janeiro a Lokal Winter, edição especial que será vendida nos próximos dois meses nos principais bares e restaurantes do estado. Ao todo, serão produzidos mais de 20 mil litros da cerveja.

- A Lokal é uma empresa nova. Sempre tivemos vontade de lançar esse tipo de cerveja no inverno e só agora foi possível. Só vamos saber se conseguiremos abocanhar parte do mercado da concorrente daqui a algum tempo. Mas não vinculamos nosso crescimento a esse tipo de oportunidade. Só quem tiver maior poder de investimento crescerá com uma possível saída da Schincariol - explica Marco Antônio Frederico, diretor de marketing da Lokal.

O novo tipo de cerveja é do tipo Mountain Ale e possui combinação diferenciada de maltes, carboidratos e três tipos de lúpulo. A formulação permitiu uma cerveja com mais corpo, agradável amargor e coloração âmbar.

- Queremos mostrar que, apesar do potencial industrial, apostamos no conceito artesanal com que elaboramos nossas cervejas.