Título: Dígito adicional vira problema em Brasília
Autor: Danyella Proença
Fonte: Jornal do Brasil, 27/06/2005, Brasília, p. D1

Desde sábado, fazer uma simples ligação tornou-se um novo ritual para os brasilienses. Com o acréscimo do dígito três à frente dos números da Brasil Telecom, poucas pessoas escaparam da mensagem da empresa lembrando a mudança. Para muitos, discar novamente será uma constante até o costume chegar. No primeiro fim de semana com um número a mais nos telefones, os brasilienses ainda não haviam digerido a novidade. Os telefones da Brasil Telecom passaram a contar com o dígito três na madrugada de sábado. A modificação atinge não só o Distrito Federal, mas também o Entorno e alguns municípios de Goiás. A estimativa é de que 940 mil linhas particulares e 33 mil de telefones públicos ganhem o oitavo dígito. A mudança começou em fevereiro e pretende atingir todas as localidades em que há cobertura da Brasil Telecom. O primeiro estado a sofrer a alteração foi o Acre.

O prazo até dezembro está incluído na resolução da Anatel que estipulou a mudança nos números. O procedimento foi determinado pela resolução 86/1998 e visa padronizar os números de todo o País. A mudança vale para telefones fixos, públicos e celulares. O consumidor não precisa se preocupar, pois a única modificação é o acréscimo do novo dígito. As tarifas não serão alteradas com essa medida e as mensagens de aviso são gratuitas.

Confusão - O fim de semana não foi suficiente para que os brasilienses se acostumassem com a novidade. Automatizar a discagem do novo dígito não foi o único transtorno: muita gente precisou reprogramar aparelhos de fax e também os serviços inteligentes (como o ''siga-me'', transferências, discagens abreviadas e secretárias eletrônicas virtuais). Corrigir todos os telefones na agenda do celular também deu trabalho. O jornalista Marcelo Guido, de 25 anos, disse ter atualizado os contatos logo no sábado, assim que a medida foi implementada. Ele ficou sabendo da mudança pela televisão, mas confessou desconhecer o motivo do novo dígito. Segundo Marcelo, a Brasil Telecom falhou na informação aos clientes:

- Isso confunde muito as pessoas. Ainda não vi nenhuma utilidade para essa mudança. O motivo não ficou claro por parte da empresa, que deveria ter preparado as pessoas há mais tempo. Houve um problema de comunicação - reclamou.

A telefonista Marina Pereira, de 21 anos, tentava completar uma ligação e teve de ouvir a mensagem da Brasil Telecom. Marina contou que, desde sábado, não conseguia completar nenhuma ligação:

- Fiquei sabendo há um mês, já que trabalho com telefone. O problema não é o consumidor se acostumar, mas a empresa dar conta das mudanças sem causar transtorno - disse a telefonista, que ainda não teva coragem para enfrentar a maratona de mudanças da extensa agenda do celular.

A secretária Elisângela Ayres de Lima, de 25 anos, também sofria com o novo dígito. Para ela, o suporte da Brasil Telecom ao consumidor está deixando a desejar. Elisângela contou que, na manhã de ontem, precisou fazer ligação urgente para a mãe. Nenhuma chamada, segundo ela, foi completada. ''Da primeira vez, mandavam acrescentar o novo dígito. Depois, mesmo discando certo, a chamada não se completava'', reclamou. Quem tiver dúvidas sobre a mudança pode ligar a qualquer hora para a central da Brasil Telecom, pelo número 103.